Publicidade

quinta-feira, 12 de maio de 2011 bolsa, Câmbio, CHINA, Crise global, Investimentos | 11:45

Commodities derrubam bolsa

Compartilhe: Twitter

Aperto monetário na China, fim das compras de papéis por parte do tesouro americano, sinais de desaquecimento no G3, problemas na Grécia e pressão sobre os especuladores e bolsas de futuros estão criando um clima muito ruim para as commodities em geral. Os preços estão caindo com uma volatilidade elevada, assustando assim aqueles investidores que compraram commodities para fugir das baixas taxas de juros dos EUA.

Com isto as ações de empresas ligadas ao setor como Petro e Vale estão despencando, embora seus resultados sejam bastante positivos.

Muito difícil prever o que vai acontecer. As posições especulativas em commodities são elevadas e seu desmonte poderia levar a quedas ainda maiores dos seus preços. Do outro lado temos o dólar que apresenta fundamentos ruins. Este braço de ferro gera uma enorme incerteza.  O grande risco para os mercados seria uma retomada da elevação dos juros nos EUA, o que deve demorar bastante tempo ainda.

Porém dá um sensação que a bolha das commodities está se esvaziando… Os EUA com seu juro baixo exportaram sua bolha imobiliária para o resto do mundo, apreciando moedas emergentes e fazendo preço de algumas commodities disparar. Tal bolha exportada pelos EUA gerou uma pressão inflacionária nos Emergentes que hoje são forçados a apertar suas políticas monetárias e a desacelerar seu crescimento econômico. Além disto, a elevação do custo das commodities reduziu a renda disponível no G3, reduzindo o crescimento do consumo por lá. Com isto demanda por commodities deveria cair e preços deveriam para de subir. SE o dólar não estivesse tão debilitado a coisa poderia ser bem mais feia.

Autor: Tags:

3 comentários | Comentar

  1. 53 r.nunes 14/05/2011 11:18

    Caro Ricardo,

    Não podemos esquecer que os episódios da capitalização da petrobrás e a mudança na presidência da vale do rio doce também contribuíram para a queda das cotações.

    • Ricardo Gallo 15/05/2011 12:09

      sim. ajudam…. porem veja csn, fibira, outros produtos de commodities….

  2. 52 marcos manabu 14/05/2011 10:12

    Esta mais para um cavalo do que uma bolha… recebemos o presente do imperio troiano, e o melhor eh que o Imperio nao tem data para cair… o presente sempre eh enviado a todos e ninguem tem a coragem de envia.lo de volta para derruba.lo de vez e cair na cabeça de todos.

  3. 51 Ricardo Lopes 13/05/2011 18:37

    Gallo grande parte do atual preço das commodities é especulativo e “bolha”, não é? assim como o dos imóveis nas principais capitais do Brasil. Depois de copa, olimpíadas, etc devem cair. não isso? Não é a lógica?

    abs.

    • Ricardo Gallo 15/05/2011 12:03

      duro saber ate onmde eh bolha ate onde eh demanda real . ninguem sabe.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.