Publicidade

sexta-feira, 22 de novembro de 2013 Câmbio, Impostos, Investimentos, Juros no Brasil, Politica Economica | 02:40

Meta fiscal é reduzida novamente…

Compartilhe: Twitter

Parece que a Presidenta tem lido meu post.

Ela propôs e o Congresso obviamente aprovou, uma lei que , na prática, reduz  a meta mínima de superávit primário do setor público:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dilma-quer-meta–de-superavit-factivel-,1098942,0.htm

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,congresso-aprova-projeto-que-muda-regras-do-superavit-primario,170547,0.htm

Na prática, ao dizer que o governo federal não precisa mais compensar eventuais descumprimentos das metas de todos os Estados e Municípios, ela reduziu a meta fiscal do setor público como um todo.

Vamos, aos poucos, minando a credibilidade fiscal que construímos desde 2000 com a LRF. O mais engraçado é que tinha gente do mercado que esperava algum gesto de austeridade por parte do governo! Gente ingenua..

Vejam o trecho abaixo retirado do Estadão de hoje:

Dilma Rousseff está preocupada que o mau desempenho econômico da Índia, que corre o risco de ter a nota rebaixada, possa contaminar a percepção do mercado sobre a confiabilidade dos Brics em geral.

Superávit. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, membros da junta orçamentária, se reuniram anteontem e discutiram o tema.

A expectativa presidencial é que as metas não sejam nem muito baixas, a ponto de espalhar pessimismo, nem superestimadas, a ponto de, mais uma vez, não convencer o mercado. A ordem geral emitida pelo Palácio do Planalto é não cair em descrédito.

Minhas bicadinhas:

  •  Presidenta,  por favor não se preocupe com a Índia, cujo PIB cresce a mais de 4% a.a.. Que tal olhar para o nosso desempenho econômico, que piorou muito nos últimos 3 anos?
  • E, se a senhora quer ganhar credibilidade, abaixar a meta não é o melhor jeito não. Daqui a  pouco ela vai propor que a média mínima para passar de ano nas escolas caia de 5 para 3. Aí tudo mundo passa e os pais ficam felizes.
  • Se a senhora tem medo de dar má notícia pois sabe que não consegue cumprir metas, por que não acaba de vez com esta história de meta de inflação também, ou sobe ela para 10% ?

Espero que o Jornal tenha informações equivocadas sobre as intenções da Presidenta com esta medida. Vê-se claramente que nem ela e nem os ministros entendem nada de gerenciar as expectativas dos agentes do mercado. Imagine que você vai ao médico ele diz que você tem um Câncer terminal. Aí você faz os exames e descobre que é apenas uma tuberculose. E você descobre, então, que o Médico falou que você tinha câncer para que, quando você descobrisse que era apenas Tuberculose, celebrasse!

A turma não sabe o que é meta!!! E nem podiam, dada a sua história.

Depois reclama que o dólar sobe…. que risco país sobe… que juro de longo prazo sobe… e que turma não investe!

 

 

 

Autor: Tags:

4 comentários | Comentar

  1. 54 Ricardo R 22/11/2013 15:00

    BMF:DI1F24 Jan 2024 12,81%, e subindo… subindo….

  2. 53 Edú 22/11/2013 13:28

    PTsó sabe trabalhar com a MACRO em pleno vapor…..Logo, tirar os petralhas, SERÁ NECESSIDADE DE SOBREVIVÊNCIA !

  3. 52 Diego 22/11/2013 13:00

    Pra que tentar melhorar os resultados para atingir a meta, se vc pode fazer a meta atingir os resultados?

    Ano que vem centro da meta de inflação = 6% com 2% de margem.

    PIB = 2%

    Palmeiras = Não cair em último colocado do brasileiro (só cair já está bom…rs)

    A única meta que os governantes desse país perseguem a qualquer custo é a REELEIÇÃO.

    • Diego 22/11/2013 19:12

      é Luxa na Cabeça!! e aí pode se preparar que 2014 não vai ter turbulência só na economia não!

    • Ricardo Gallo 22/11/2013 14:05

      quanto ao palmeiras, primeiro eh preciso eleger o novo tecnico… até la… fica como tá…..

  4. 51 Hudson 22/11/2013 5:46

    É, caro Ricardo, estamos indo muito mal. Muito mal mesmo. Já prevejo NTNB P 2035 remunerando IPCA + 8%aa depois que o Brasil for rebaixado ano que vem… Falta pouco, já bateu 6,31%aa hoje.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.