Publicidade

quarta-feira, 1 de outubro de 2014 Sem categoria | 00:39

Por que é importante controlar a inflação?

Compartilhe: Twitter

Para reforçar a mensagem do último post:

http://ricardogallo.ig.com.br/index.php/2014/09/28/em-favor-da-reducao-da-autonomia-do-governo-na-conducao-da-politica-monetaria/

procurei outras respostas para esta pergunta em várias fontes. Fui encontrar a melhor delas nos últimos Relatórios de Inflação publicados pelo nosso BC, cuja última edição segue no link abaixo:

http://www.bcb.gov.br/htms/relinf/port/2014/09/ri201409P.pdf

Na página 9 se encontra o seguinte texto:

O Copom  ressalta que a evidência internacional, no que é ratificada pela experiência brasileira, indica que taxas de inflação elevadas geram distorções que levam a aumentos dos riscos e deprimem os investimentos. Essas distorções se manifestam, por exemplo, no encurtamento dos horizontes de planejamento das famílias, empresas e governos, bem como na deterioração da confiança de empresários. O Comitê enfatiza, também, que taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a confiança e o consumo das famílias. Por conseguinte, taxas de inflação elevadas reduzem o potencial de crescimento da economia, bem como de geração de empregos e de renda.

Excelente. Nossa sociedade precisa acreditar nisto. Aí nossas lideranças políticas, quem sabe, irão entender a mensagem que a Instituição Banco Central do Brasil nos está mandando. AS vezes parece que só o staff do BC entende isto. Porém não acho que seja suficiente. Uma pena que mais gente do governo não leia os textos preparados pelo BC do B…

Autor: Tags:

Nenhum comentário, seja o primeiro.

Os comentários do texto estão encerrados.