Publicidade

quarta-feira, 6 de maio de 2015 Crise Brasileira, Sem categoria | 14:39

A vida como ela é: sem produtividade não há aumento de renda

Compartilhe: Twitter

O Ex Ministro Delfim Netto em sua recente coluna na Folha coloca com enorme clareza a receita do crescimento econômico:

“Em qualquer economia (capitalista ou socialista) vale a identidade: crescimento do PIB = crescimento da população + crescimento da produtividade média do trabalhado”.

Veja o texto na íntegra em:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antoniodelfim/2015/05/1625198-salvar-o-senado.shtml#_=_

E ele coloca brilhantemente esta pergunta:

“Como acelerar a produtividade do trabalhador sem retirar-lhe os direitos garantidos, num mundo onde a globalização exige que as empresas:

1º) se estruturem para ganhar competitividade e

2º) se integrem às cadeias produtivas mundiais transacionando bens e serviços especializados aproveitando as vantagens da divisão do trabalho e das economias de escala?”

Lutar contra a tal da terceirização é não reconhecer a nova realidade do mundo. Significa nos isolarmos ainda mais.

Ou encaramos de frente reformas estruturais profundas, que de fato enderecem as questões de nossa baixíssima produtividade, ou ficaremos para trás. Simples. Não tem mais commodities e pre-sal para nos carregar nas costas. Ou produzimos mais com o mesmo ( = mais produtividade) ou bailamos. Direito adquirido pode significar ganhar pouco pra sempre.

Você pode aí espernear, chorar, gritar, pintar a cara de vermelho, sair carregado placa em passeata, xingar Adam Smith, os imperialistas, me xingar de neo liberal, etc, mas é assim que o mundo funciona hoje. Esta é a música dos novos tempos. Ficar dançando valsa não vai levar a lugar nenhum. O ritmo, infelizmente, é outro. Senão, serão uns 5% da população que poderá ir a Miami comprar os últimos lançamentos da Apple,  tudo feito pelos imperialistas, como o Facebook, twitter, whatsapp, etc, tudo comandado pelos imperialistas capitalistas. Ou, se tampouco quiser alimentar a máquina consumista capitalista imperialista,  volta para carta e o correio movido a pombo.

A vida como ela é.

 

 

 

Autor: Tags:

4 comentários | Comentar

  1. 54 Geneval 15/05/2015 16:23

    A questão não é proibir a terceirização não. Eu sou a favor de liberar terceirizar tudo, só que com a condição de que salarios e beneficios dos tereirizados sejam os mesmos dos não terceirizados, ou seja, acordos co msindicato sejam mantidos ……

    Quando algo é bom tem que ser bom para os dois lados, terceirizacao no brasil é sinonimo de redução de custos para empregados e redução de salarios e beneficios para empregados …..

    Liberar terceirização de vez sem estas condicionantes aumenta concentraçãod e renda …..

    Experimenta falar nisso (das condicionantes) que vera que os empresarios / fiesp etc …. são mui espertos…

    • Ronaldo 20/05/2015 12:50

      Uma analise dos nossos coleguinhas austríacos.

      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2076

    • Ricardo Gallo 17/05/2015 23:22

      pq aumenta concentração de renda? não entendi. que direito é perdido quando uma atividade que era feita no citibank passa a ser feita na ibm? citi terceiriza algumas de funcoes de tecnologia ibm…

      ?? qual a diferença??

      empresários são expertos, mas e trabalhador é burro? sindicato é idiota? por que então não se cria um sindicato dos trabalhadores das empresas terceirizadas que ai ele luta com os donos destas empresas e conseguem direitos iguais ou ate melhores para seus filiados?? se a terceirização de fato crescer assim como você teme, haverá milhões de empregados terceirizados que poderão formar o maior sindicato do Brasil….

      não consigo entender pq nao funcionaria…qual a diferenca de negociar com a ford ou com as empresas terceirizadas??

      sabe quem perde? Nao é o trabalhador, mas sim os lideres sindicais hoje establecidos nos grandes sindicatos… eles nao querem mais sindicatos… querem que os deles fiquem maiores..

      e ninguém questiona…]

      e vamos crescendo 1% a.a e reclamando da vida….

      ps: india cresce a mais de 5% ba.a ha mais de uma decada…. sabe pq? Pq o povo la executa servicos terceirizados para o mundo todo… é ruim? Ou bom para os habitantes da China?

  2. 53 Geneval 15/05/2015 16:18

    Voce respondeu minhas colocações acima mas falou falou e não falou sobre os 2 problemas que mencionei d aterceirização :

    A terceirização não é ruim, mas concorda que no Brasil seria sinonimo de redução de salários e benefícios ? E para o pais ? a distribuição de renda pioraria, mais ricos ganhariam mais (ja q empresas teriam mais lucros com salarios e beneficios menores), mais pobres ganhariam menos ? e ai ?

    • Ricardo Gallo 18/05/2015 0:38

      A terceirização não é ruim, mas concorda que no Brasil seria sinônimo de redução de salários e benefícios? E para o pais? A distribuição de renda pioraria, mais ricos ganhariam mais (já q empresas teriam mais lucros com salários e benefícios menores), mais pobres ganhariam menos? E aí?

      Deixa então eu ser mais claro…

      Isto é um preconceito. E um baita tiro no pé. Demonstra desconhecimento do que tem acontecido no mundo nos últimos 10 anos…

      Crescimento só vem com mais produtividade. E mais salários e mais benefícios só vem com mais crescimento. Não por lei. Ou decreto. Nossa economia cresce muito pouco (menos de 3% a.a. nos últimos 20 anos). Ou aumentamos produtividade ou ficaremos cada vez mais para trás. Países na Ásia crescem 5 a 10% a.a., pois saíram desta discussão tola de direitos e benefícios, e hoje competem de igual para igual com várias economias do ocidente. Eles não tem medo da terceirização. Eles a defendem! Eles são os maiores beneficiários da terceirização. Ou nos preparamos para competir com eles ou vamos ficar cada vez mais para trás e ai sim concentração de renda vai piorar.

      O Mundo está mudando para este modelo dês especialização. Com empresas fazendo parte do processo de produção apenas. Veja que produção do Ione, da americana Apple, é feita 100% na Ásia. As partes são fabricadas em vários países diferentes, em plantas especializadas. A papel terceiriza tudo. Cuida só da marca e design. Isto gera milhões de empregos na Asia que cresce a 5 ou 7% A.A. O mesmo ocorre na índia.

      Terceirização gera especialização, que gera escala, que gera aumento de produtividade e de competitividade global.

      Veja foxconn que é chinesa. Eles montam todos Iphones do mundo na China usando peças feitas na àsia inteira e vendem aqui pro nosso trabalhador…Geramos assim empregos na China. Nos paises como nosso onde governo se mete, eles montam uma fabriquinha sem vergonha, e como não se benficiam das escala global, vendem iphone mais caro do que nos Eua…

      Ou seja, voce defende os direitos adquiridos… mas não leva em consideração e o custo que o trabalhador paga pelos produtos que são mais caros aqui pois governo fica protegendo trabalhador e empresario com leis que encarecem os produtos!!! Quem voce acha que paga pela baixa produtividade? O consumidor… que é o trabalhador!!!!Você esta esquecendo o outro lado desta visão getulista do trabalhismo. Mundo mudou. Ou nós mudamos ou ficamos para trás…

      Ficamos protegendo direitos e esquecemos de aumentar a renda real , o poder de compra real do salário do trabalhador, que só sobe com mais investimento de capital e produtividade. è economia básica….

      Investimento que hoje está indo para asia pois lá terceirização não é crime: ela é incentivada! E trabalhador asiático não fica lutando para ter os mesmos direitos do trabalhador americano, pois ainda não tem a mesma produtividade. Quem produz mais ganha mais. Nao fica brigando com a Fiesp deles. Eles brigam sim é com empresários de outros países pois querem ganhar mais mercado, aqui e em outros países. O inimigo meu caro, está la fora…. não está na Fiesp não!

      Ou encaramos de frente a luta e nos inserimos no mercado global, onde terceirização corre solta e a usamos em nosso favor, ou esquece….

      ps: ninguém vai terceirizar uma atividade que dá muito lucro doutor!!! vamos terceirizar para os chineses os empregos mal remunerados e produtos e serviços que não dão lucro e deixar o resto aqui para nós, neh?

      Ou ficamos aqui neste debate tolo, e deixamos os chineses comprarem o país a preço de banana e ai eles terceirizam todos nossos empregos para a china…

  3. 52 Geneval 12/05/2015 15:38

    “Lutar contra a tal da terceirização é não reconhecer a nova realidade do mundo. Significa nos isolarmos ainda mais.”

    Nós sabemos que terceirização no Brasil significa salário e benefícios menores. Aí eu
    pergunto: Aumentar a produtividade se resume a isso ? a aumentar lucro de empresas em detrimento de salários e benefícios de trabalhadores? Não ha uma outra forma de aumentar produtividade ? Da a entender aqui que a terceirização é requisito essencial para produtividade, não acho que isto seja tão simples.

    Afinal, para os trabalhadores em geral seria melhor ficar como esta, crescendo pouco com salario e beneficios maiores ou seria melhor aceitar redução de salários e benefícios e receber em troca um aumento do lucro e da competitividade da empresa (veja que só empresa ganha) ? E para o pais ? a distribuição de renda pioraria, mais ricos ganhariam mais, mais pobres ganhariam menos ?

    Produtividade é importante, ma sterceirização não é essencial para produtividade.

    • Ricardo Gallo 12/05/2015 15:48

      a terceirização dá escala a negócios que não teriam escala…..vide processamento de folha de pagamento: terceirizou-se nos Eua e se criou demanda para a IBM e ADP….

      num mundo capitalista, de divisão de trabalho, a especialização gera economia de escala e ganhos de produtividade. e gera a possibilidade de se empreender.: quem disse que um terceirizado não pode se tornar fundador de uma grande empresa de serviços terceirizados? Veja empresas de segurança. De engenharia. Da onde nasceu a Metodo Engenharia???…imagine uma construtora que não possa terceirizar serviço de impermeabilização de fachadas? ou de projetos hidráulicos? ou de montagem de ar condicionado, pois são “atividade fim”??

      Ou bancos na área de segurança? E os call centers??? Nao posso terceirizar por que é atividade central? e mas Se eu tiver uma empresa pequena que precisa dos servicos de um call center, mas nao tenho escala para te-lo??? Tercerizacao permite que empresas menores compitam com grandes empresas…. pois alavanca-se na escala alheia.

      outsourcing nasceu nos EUA… economia mais avançada e berço da inovação no mundo….

      e nois aqui no século passado… na luta capital vs trabalho…

      Desculpe-me, mas sabe quem ganha em proibir terceirização? Os sindicatos…

  4. 51 L. 07/05/2015 17:03

    Dentre vídeos e textos que li, esse foi o melhor.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.