Publicidade

sexta-feira, 19 de junho de 2015 Crise Brasileira, Inflação | 17:20

Para quem acha que um pouco de inflação não dói…

Compartilhe: Twitter

Veja o IPCA 15 que saiu hoje:

 

ipca15ferrou

 

 

Nove é ok? Dez é OK? Ou 13 é o ideal??

Isto é fruto de enormes erros do passado. E, se não abrirmos os olhos, a indexação pega ainda mais forte  e ciao bambini. Logo, só resta ao BC cumprir a lei e seu mandato e lutar contra isto com sua única arma: os juros.

Vamos parar de atacar o BC e vamos focar energia em produzir. O remédio vai doer, mas é a vida. É o custo que temos que pagar para corrigir três anos de frouxidão monetária e de represamento de preços públicos.

 

 

Autor: Tags:

11 comentários | Comentar

  1. 61 Galo cego 23/06/2015 21:12

    Só para constar,mês de junho vendas tenebrosas.O tranco está brabo demais menino.

  2. 60 Ronaldo 23/06/2015 11:30

    Ricardo, tem um blog muito interessante no G1 ,

    http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/1.html

    http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/lava-jato-e-o-espirito-do-capitalismo-parte-i.html

    Não sei se conhece, mas segue ai para você para os leitores aqui.

  3. 59 FelipeJ 22/06/2015 2:01

    Afinal, para que serve a União Federal? Se o Brasil for desfeito a corrupção perderá seu maior foco que é o governo da União. O “Brasil”, a União, não deu certo. Poderia ser uma grande nação de federações independentes. Mas é um estado retrógrado, corrupto e incompetente que mantém os estados dependentes de sua própria incompetência.

  4. 58 ezequiel alves 21/06/2015 19:33

    Politicas economicas antigasantigas e ultrapassadas nao funcionam mais nesse tempo, e como você tem mais fontes confiáveis e intrusão e é alicerçado pela politica econômica de20 bancos cestrais eu tenho certeza que a inflação vai baixar nesses 6 meses e voltar ao centro da meta em 2018 nao é importante saber que o fmi e o banco mundial teve espectativas positiva sobre o pib do brasil em 2010 e que hoje teriamos ou se aproximariamo do 5 maior PIB do mundomundo. O que passou passou, só ferramentas e fontes confiáveis conduzem a economia mundial. É ridículo e insano ter idéias novas na condução econômica.

  5. 57 ezequel alves 21/06/2015 18:57

    Como eu disse antes não precisa se conter ao responder ao responder os comentarios, e muito obrigado por me referir a doutor, eu ouvia muito isso quando era criança. Mas o mérito dessas idéias dessas idéias não é minha, pois não tenho competēncia pra conduzir a economia de um país. A ideia de controle monetário foi tirado de um artigo de reportagem que dizia como foi f eita a inserção do plano real. Acho que devochecar melhormelhor minhas fontes de pesquisas

    • Ricardo Gallo 21/06/2015 20:34

      controle monetário pode ser feito de várias formas. mostrei isto no post recente sobre política monetaria. à experiência dos principais bc do mundo é que o sistema de metas tem se mostrado superior às alternativas até hoje apresentadas.

    • Ricardo Gallo 21/06/2015 20:31

      seria interessante você dar uma lida nas referências que coloquei no post que fiz ha algumas semanas sobre política monetária e o sistema de metas.

      acho muito arriscado abandonarmos o sistema de metas , testado e aprovado nas principais economias do mundo ha 2 decadas, sem saber o que colocar no lugar….

  6. 56 ezequiel alves 20/06/2015 21:38

    Tenho uma pergunta que é mais fácil, acha que depôs desses problemas os brasileiros deixaram de ter preconceito com a iniciativa privada? Mesmo numa política de terra de ninguém?

    • Ricardo Gallo 21/06/2015 13:40

      barsileiro que tem preconceito da iniciativa privada trabalha pro estado. quem trablaha para a iniciativa privada sabe que é ela quem oferece emprego…. logo, acho que brasileiro está descobrindo a porcaria que é ter um estado grande!!!!!

  7. 55 Ezequiel Alves 20/06/2015 18:31

    Com certeza tem razão ninguem quer o período do Collor (apesar do PT apoiar o Collor nesse tempo), não precisa se conter em responder minhas perguntas. Mas a realidade é que a crise está fora de controle e há anos estamos estourando a meta da inflação. E pelo que sei a única coisa que conseguiu baixar a inflação foi a valorização cambial do real. E mesmo um país tendo recessão, desemprego e redução do consumo a inflação continua maior e firme e está a quase 9%. O aumento dos juros não é a única arma contra inflação, O aumento da produção também é uma arma muito eficiente contra a inflação, mas no longo prazo que não éo caso do Brasil. E os juros altos além diminuir o investimento que o Brasil necessita, e aumenta a dívida pública prejudicando o superávit e as agencias de riscos que sinalizou diminuir o grau de investimento para o grau especulativo se o governo continuar com a política de aumento de juros

    • Ricardo Gallo 21/06/2015 13:39

      Dr, vamos lá, mas acho que voce esta errado:

      a. para aumentar a produção voce precisa ter um ambiente economico favoravel, expecativas de lucros e incertezas baixas. Ninguem investe se tem medo do cenario que vem pela frente. A inflação elevada traz enorme insegurança para quem investe, pois há sempre o medo que ela dispare e país entre em parafuso…..

      b. a unica arma efetiva para controlar a inflação no curto prazo é juro alto. se voce quiser mudar esta linha de pensamento, nao tem problema, basta convencer 20 maiores bancos centrais do mundo que eles estao errados…

      c. se voce decidir investir hoje, vai demorar aLGUNS ANOS ATE PRODUÇAO APARECER. o que voce faz até la? cruza o braço? reza? torce? congela preço? bloqueia contas correntes nos bancos???

      d. a indexação inercial da inflação sobrevive por algum tempo a recessao. demora 9 a 12 meses para inflação ter impacto. se isto nao fuinciona por que os analistas estao projetando uma queda de 3% na inflação do ano que vem? sao loucos? burros? cegos?

      e. voce esta errado: no mundo todo juro funciona muito no combate inflação. aqui tambem funciona…. se voce valorizar o cambio real em 10% a.a. para sempre inflação a cai miseros 0.7% ( chama-se pass thorugh)…

      f. esta historia que produção combate inflação é propaganda de desenvolvimentista. se para aumentar a produção voce precisara empregar mais gente e, se mercado de trabalho estiver seco como estava ate 2014, voce acaba aumentando os salarios acima da inflação, que era o que acontecia ate 2104, o que é repassado pra preços e sobe inflaçao… juro alto serve para conter esta alta…

      g. o que reduz a inflação no longo praz não é producao, é aumento da produtividade: produzir mais usandos menos recursos. isto aumenta renda. pensa assim: se para fazer 1 cadeira voce precisa de duas pessoas e soh tem 20 pessoas no seu pais, no maximo tu consegu crescer produção ate 20 cadeiras… depois disto produçaõ cresce apenas com aumento da populaçao em idade de trabalho, ou seja 1% a.a.… pouco né??

      vamos parar de combater o bc e focar nossas energias em como encurtar o maximo este periodo de aperto, fazendo as reformas que aumente produtividade, para que nao tenhamos outro ciclo inflacionario daqui a 5 anos…

  8. 54 Andre 20/06/2015 14:24

    Sinceramente não sei o que fazer. Aliás não sou só eu…Parece que está todo mundo meio perdido.

    O Brasil é um pais bem estranho. Os empresários aqui, quando cai a demanda, tentam aumentar o preço para manter a receita. E se demanda aumenta também elevam o preço pra aproveitar a oportunidade…Nunca investem em produtividade. Nunca! Não investem em treinamento, não investem em maquinário e muito menos em P&D.

    Por outro lado, de forma geral, os funcionários são carreiristas que pensam basicamente em uma forma de subir o próprio salário, sem se preocupar em direcionar sua carreira para o que sabem e o que gostam e muito menos em aumentar a produtividade do seu próprio trabalho.

    Parece que vivemos em um pais de funcionários públicos divididos entre os que prestaram (e passaram) no concurso e os que não…

    Abs

    Andre

    • Ricardo Gallo 20/06/2015 14:44

      CALMA…inflação vai desabar, se tivermos disciplina… calma… foi assim nos eua do Paul Volcker no FED … e deu muito certo.

      dói, mas é assim;

      e culpar os empresarios equivale a culpar o virus pelas nossas doenças: ou o remedio que tomamos é insuficiente ou demoramos para tratar a doença lá atras e agora tem que vir tratamento de choque… mas xingar o virus nao adianta… talvez tenha disdo culpa do medico que deixou infeccção se expalhar antes de agir…

      empresario aqui nao é pior do que nos eua ou na china nao…se nao investem é por que não conseguem… ou nao tem estimulo… ou pagam imposto pacas…. leia adam smith: empresario e trablahador é assim no mundo todo há 300 anos ou mais…

  9. 53 Ezequiel Alves 20/06/2015 1:48

    Não sei que essa solução pode dar certo. Não é uma bala de prata contra o dragão da inflação. A inflação é causada pelo excesso de dinheiro na economia. Seria possível os bancos publicos e privados fixar um limite fixo de dinheiro para saques por dia ou por mês? Tipo um valor fixo para a pessoa física e um valor maior pra pessoa jurídica? Ex: uma pessoa física retirar um valor fixo pelo banco de 300R$ por dia ou jurídica uns 600R$ ou outras variantes.

    Ou mesmo se o governo limitar a emissão de moeda para os bancos, isso pode ajudar a reduzir a inflação?

    • Ricardo Gallo 20/06/2015 14:40

      DESCULPE, MAS ACHO QUE SEREI UM POUCO RUDE…

      NÃO VAMOS INVENTAR. TUDO ISTO JA FOI TENTADO NO MUNDO, E MUITO MAIS, E NADA FUNCIONOU MELHOR DO QUE O SISTEMA DE METAS. TODA VEZ QUE TENTAMOS INVENTAR ALGO AQUI TERMINAMOS EM HIPER. VIDE DECADA DE 90. INFLAÇÃO NÃO É EXATAMENTE UM PROBLEMA NOVO…. JA HAVIA HIPER NA REPUBLICA DE WEIMAR NA ALEMANHA…NOS ANOS 20…QUASE 100 ANOS ATRAS….

      SISTEMA DE METAS FUNCIONA ASSIM, AQUI E NO RESTO DO MUNDO, TESTADO E APROVADO. OS PRINCIPAIS BC´S DO MUNDO DESENVOLVIDO E EMERGENTE USAM ISTO. PQ AQUI NÃO FUNCIONA? POR QUE SOMOS IGNORANTES? POR QUE SOMOS INFERIORES?? PQ SOMOS INCOMPETENTES???

      NÃO EXISTE ISTO QUE VOCE PROPOE NUMA DEMOCRACIA QUE RESPEITA REGRAS. ME IMPEDIR DE USAR MEU DINHEIRO?:??? VOCE DEVE ESTAR BRINCANDO!!! SERIA CONFISCO. OU CONTROLE DE CAPITAIS. E APROFUNDARIA UMA RECESSÃO BRUTAL NO PAIS. VIDE COLLOR…. O PLANO COLLOR TENTOU FAZER O QUE VOCE PROPOE E NOS DEIXOU UMA HIPER INFLAÇÃO DE 50 % A.M….

      CONTROLE QUANTITATIVO DE MOEDA? ISTO FOI ABANDONADO NO MUNDO HA MAIS DE 20 ANOS!! SERIA UM RETROCESSO IGUAL A VOLTARMOS USAR CHARRETES…DINHEIRO ABANDOPNARIA SISTEMA FINANCEIRO E DESINTERMEDIAAO CORRERIA SOLTA.VIDE CHINA…

      SÃO DECADAS DE ESTUDO DE ECONOMISTAS BRILHANTES NO MUNDO, INUMEROS PREMIOS NOBEL ESTUDARAM O ASSUNTO, OS PRINCIPAIS BC´S DO MUNDO ADOTAM O SISTEMA DE INFLAÇÃO METAS NA PRÁTICA E USAM JUROS PARA COMBATER INFLAÇÃO E DEFLAÇAÕ…. E VOCE PROPOE INOVAR???

      PODEMOS ABOLIR O REAL E ADOTAR O DOLAR . AI ACABA DE VEZ COM A DISCUSSAO . TERECEIRIZAMOS NOSSO BC E NOSSA MOEDA PARA WASHINGTON. AI INFLAÇAO CAI PARA 1,5% A.A E SEGUIMOS A DISCIPLINA MONETARIA DELES, JÁ QUE SOMOS INCOMPETENTES E NAO CONSEGUIMOS FAZER SOZINHOS ISTO, TAMPOUCO…!!!

      OU PODEMOS FAZER COMO A ARGENTINA TENTOU NOS ANOS 90 E LINKAR O R$ AO DOLAR ATÉ QUEBRARMOS…

      PELO AMOR DE DEUS, NÃO VAMOS TENTAR INOVAR EM ALGO CONSAGRADO, TESTADO E APROVADO, NUM FRONTE ONDE NOSSA CREDIBILIDADE É NULA. NOSSO HISTORICO NO COMBATE A INFLAÇÃO É QUASE TÃO RUIM QTO NOSSO HISTORICO EM CONTROLAR GASTO PUBLICO…

      POR FAVOR LEIA O POST ONDE COLOQUEI COMO FUNCIONA SISTEMA DE METAS E POLITICA MONETARIA. HA VARIOS LINKS LA QUE PODEM AJUDAR A CONVENCER DO PROBLEMA….

      http://ricardogallo.ig.com.br/index.php/2015/05/23/politicamonetari2/

  10. 52 Ezequiel Alves 20/06/2015 1:33

    Varios motivos são pra gerar inflação: O governo que gasta pra burro precisando de mais impostos, os custos de produção que ficam muito altos, a produção baixa afetando a demanda, pessoas dispostas a pagar mais, prática de cartéis, a inércia onde a empresa e o trabalhador acredita que haverá inflação e aumenta preços pra não perder ganho e exigige maior remuneração pra não perder poder de compra e o pior de todos que fez elevar a inflação a 4000% no governo color é a INDEXAÇÃO de preços onde o Aluguel e outro contratos sobem por conta da inflação passada e preços mais altos entram no calculo da inflação do próximo período e a inflação de hoje passa a ser o patamar inicial de amanhã.

    Mas isso não é o pior. O pior é que o governo em geral do PT(tirando a dilma e o levy)não se importa nem um pouco de resolver essa crise, os parlamentares usam essa crise como moeda de troca para ganhar mais cargos comissionado e verba perlamentar e ganhar apoio popular.
    E aínda só vamos ter o levy somente por 4 anos até a próxima eleição e o pt só apoia economistas como Gildo Manteiga. E o psdb e o deme todososoutros partidos(que apoiou a aposentadoria) também defendem um governo maior, centralizador, que controla tudo e gasta pra caramba centrado no político.

    Não conheço nenhum político eleito que defenda a nossa causa, mesmo que existisse nem acho que consiga se eleger.

    E agora perdemos o controle da crise, e isso pode gerar não somente problemas economicos, ou pobreza mais uma maior deterioração da democracia brasileira e uma indústria de propaganda política muito mais presente violenta e polarizada.

  11. 51 Andre 19/06/2015 18:59

    Ricardo,

    Queria ter a sua convicção que o remédio vai salvar e não ajudar a matar o paciente…

    Na industria a coisa tá feia. E a perspectiva é que piore muito ainda antes de melhorar…

    Abs

    André

    • Ricardo Gallo 20/06/2015 14:46

      ps: a inflação morre bem antes do paciente: aqui e no mundo todo…. eu acredito que as pessoas no final sejam racionais. e comecem a aceitar preços menores em seus produtos e reajustes menores em seus salários…. ai inflação despenca…. afunda….

      aconteceu assim em 2004/2006… calma

    • Ricardo Gallo 19/06/2015 20:07

      qual a alternativa? deixar inflação explodir?????

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.